terça-feira, 23 de março de 2010

Animosidades Bélicas

A Configuração de protetorados africanos teve origem no final do século XVIII. Em 1884, a Conferência de Berlim, organizada pelo Chanceler Bismarck, da Alemanha, constituiu-se na divisão colonial da África pelos países europeus. Essa divisão não utilizou critérios históricos nem étnicos para a ocupação das potências coloniais.


Nessa conferência estavam presentes Alemanha, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, EUA, Suécia, Dinamarca, o Império Otomano e a Áustria-Hungria. Grande parte dos territórios do norte e sul ficou com a Inglaterra, sendo França o segundo país melhor beneficiado, principalmente na região norte. Já Portugal não obtivera o protetorado de muitos países, ficando com Angola e Moçambique, posteriormente ligadas para que assim, juntas, se tornassem mais ricas.


Diante do interesse inglês pela região, as tensões começaram a se configurar. Anunciaram que Portugal deveria renunciar a essa união para não sofrer retaliações da força militar britânica. Desse modo, Portugal desistira, pois não teria como enfrentar conflitos contra a Inglaterra. A Alemanha não teve tantos territórios quanto queria, contribuindo para as relações de instabilidade.


É importante relembrar a conjuntura da Conferência para compreender as teias de conflito que preconizaram a guerra. Durante a Primeira Guerra Mundial, período compreendido entre 1914 e 1919, a humanidade assistiu, atônita, a milhares de conflitos armados. No Norte Africano, essa conjuntura não foi diferente. Por ser uma área de protetorados europeus, as zonas de influência também entraram em conflito.


Na sua porção oriental, houve conflito generalizado entre a África Oriental Britânica juntamente com seus aliados e a África Oriental Alemã. Essas batalhas foram travadas nos territórios que hoje correspondem à Tanzânia, a Zâmbia, a Moçambique, a Ruanda, ao Burundi, ao Quênia, à Uganda e à República Democrática do Congo. Essa campanha começou em meados de 1914 e se estendeu a 1918. Territorialmente, a luta configurou-se, inicialmente, pelo protetorado alemão, mas se estendeu para os demais países supracitados.

As tropas alemãs foram coordenadas pelo general alemão Paul Emil Von Lettow Vorbeck. Paul liderou a única campanha colonial em que a Alemanha não foi derrotada. A vitória alemã foi estrategicamente elaborada. O Plano consistia em provocar o maior número de rendições de tropas britânicas no ocidente africano. Para Paul, o lado ocidental seria palco de batalhas coadjuvantes. Com essa estratégia, parte das tropas britânicas orientais se deslocou para o ocidente africano, corroborando para que a Alemanha fosse vencedora dessa série de batalhas.

Fonte:

http://notapositiva.com/pt/trbestbs/historia/12primguerrmund.htm

http://dannyreviews.com/h/First_World_War_Africa.html

http://www.firstworldwar.com/bio/lettowvorbeck.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário