quinta-feira, 4 de março de 2010

Marrocos em crise!

O século XX é um período extremamente histórico. O imperialismo transformou a África e a Ásia em áreas de disputas coloniais. Esses impasses criados pelos interesses capitalistas, nacionalistas e imperialistas conduziram o mundo à Primeira Guerra Mundial.

O período anterior à Primeira Guerra Mundial foi caracterizado pelo envolvimento das potências imperialistas européias em conflitos. Era a luta pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais, principalmente, sobre os territórios Afro-Asiáticos, o grande motor dessa guerra.

O território do norte africano, nos precedentes da guerra, era compostos por protetorados europeus, sendo alvos das disputas imperialistas. A crise do Marrocos foi um grande expoente dessa luta pelo território africano.

A Questão Marroquina envolveu diretamente a França, a Inglaterra e a Alemanha. Essa disputa colonial marginalizou a Alemanha, em 1880, na Convenção de Madri. Essa estabeleceu que os direitos de exploração dos alemães seriam suprimidos . O acordo franco-britânico de 1904 reconhecia os interesses ingleses no Egito e a dominação francesa no Marrocos. Em 1905, o Kaiser Guilherme II, imperador alemão, desembarcou em Tânger, no Marrocos, com o objetivo de impor um impasse à França e à Inglaterra ao alegar que preservaria a independência do Marrocos.

A Questão Marroquina foi resolvida em 1906, na Conferência de Algeciras, na qual reconheceram os interesses franceses e alemães naquele país. Contudo, em 1908, em Casablanca, e em 1911, em Agadir, houve uma nova negociação entre as partes. O Congo francês seria concedido à Alemanha em contrapartida, deveriam abandonar os seus interesses sobre a exploração marroquina. Mesmo diante de um acordo, os alemães ficaram insatisfeitos ao alegarem que a compensação havia sido inferior. Já os franceses ficaram inconformados ao cederem uma área colonial. Essa crise abalou, de certa forma, as relações diplomáticas.


Referências Bibliográficas

AQUINO, Rubim Santos Leal de. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 2007.

MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2008.

VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário