quinta-feira, 4 de março de 2010

Conjuntura histórica

Segundo as delimitações geográficas, que iremos analisar, o Norte da África é composto por Saara Ocidental, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Egito, Sudão, Eritréia, Etiópia, Somália, Quênia, Tanzânia, Uganda, Mauritânia, Mali, Níger, Cabo Verde, Senegal, Gana, Guiné Bissau, Serra Leoa, Libéria, Burkina Fasso, Benin, Togo, Nigéria, Gâmbia, Chade e Costa do Marfim.

Líbia:

A Líbia, por sua posição estratégica do mediterrâneo, já foi ocupada por diversos povos na Antiguidade. Em 1517, o território caiu sob o domínio do império turco-otomano, até 1911, quando foi invadido pela Itália. A colonização italiana resiste até 1934. Hoje, a Líbia possui uma base econômica formada pela exportação do petróleo, atingindo a marca de 90% das suas exportações, por isso é membro da OPEP. O Clima é árido tropical e subtropical.

Tunísia:

A Tunísia é uma das nações mais liberais do mundo árabe. Liberal porque as mulheres têm direitos civis garantidos. Em 1574, a Tunísia incorporou-se ao Império Turco Otomano e passou a ser administrada por governadores turcos. Em 1881, tornou-se protetorado da França. Protetorado esse que durou até 1956, quando alcança sua independência.

Marrocos:

O Marrocos está separado da Europa por apenas 15 km do estreito de Gibraltar. É uma das principais rotas de imigração de africanos para a Europa. A principal atividade econômica é a atividade agrícola. Em meados do século XIX, a França e a Espanha ocuparam a região e, em 1912, o Marrocos tornou-se protetorado francês.

Egito:

O Egito tem ligação geográfica direta com a Ásia. É o berço das civilizações antigas. Por ter um clima desértico, mais de 90% da população, que é a terceira maior da África, vive perto do rio. O marco da influência européia no país é a construção do canal de Suez, concluída em 1869, mais tarde reforçada com a ocupação britânica, em 1882. Em 1922, o Egito proclama a independência e adota a monarquia.

Argélia:

A Argélia é a segunda maior nação do continente. Foi colônia da França por 132 anos. Conquistou sua independência, em 1962, após 10 anos de guerra. Tem o sexto melhor IDH da África. Em 1830, a França iniciou a conquista do país, concretizando a dominação em 1857. É membro da OPEP por produzir petróleo como um grande investimento estatal.

Somália:

Situada no ponto mais oriental do continente africano, a Somália é uma República Democrática caracterizada pela economia de Mercado, predominantemente agrícola, e pela religião Islâmica, que se tornou majoritária na região.

Nesse sentido, a partir do século VII os árabes instalaram entrepostos comercias na costa litorânea, na medida em que o interior era povoado por pastores nômades. Algum tempo depois, precisamente nos séculos XV e XVI, os portugueses ocuparam o litoral da região, com a pretensão de dominar o tráfego no oceano Índico. Contudo, no início do século XIX, as cidades litorâneas são anexadas ao Império Turco-Otomano. Em 1887, os britânicos conquistaram o norte do país e criaram o protetorado da Somalilândia. A Itália declara, no ano seguinte, a região sul do país como sua colônia. Cabe pontuar que no início do século XX eclode uma rebelião religiosa contra o colonialismo britânico.

Quênia:

A República do Quênia, que possui por capital a cidade de Nairóbi, situa-se na costa leste da África. Seu território é cortado pela linha do Equador e banhado pelo oceano Índico. O país representa o palco de um verdadeiro espetáculo da vida selvagem, haja visto que todos os anos entre os meses de júlio e setembro, milhares de animais, sobretudo gnus e zebras, migram para as savanas de Reserva Natural contidas no seu território.

O Quênia se constitui de um grande mosaico de culturas e etnias, abrigando mais de 70 povos de culturas próprias. O turismo e a agricultura são o alicerce da economia queniana. Tanto o café quanto o chá são os principais produtos de exportação do país. Quanto à religião, essa é predominantemente cristã, expressando 80% da população.

Sua história foi marcada por inúmeras disputas territoriais. Nesse contexto, os portugueses chegam à região no fim do século XV e controlam a costa até 1729. Já no século XIX, é a vez dos exploradores britânicos conquistarem o país. Em conseqüência da divisão da África entre as potências coloniais, após o acordo de 1886, o Quênia torna-se colônia do Reino Unido.

Tanzânia:

A República Unida da Tanzânia possui por capital a cidade de Dodoma. O país situa-se na costa leste da África, sendo formado pelo território de Tanganica, no continente, e pela ilha de Zanzibar, no oceano Índico. A Tanzânia se destaca por seus enormes parques nacionais, ademais em seu território estão contidos os três maiores lagos africanos: Vitória, Tanganica e Malauí, possuindo também o ponto mais alto da África, o monte Kilimanjaro, com 5.895 metros de altitude.

A Tanzânia é enormemente diversificada ao que se refere à etnia e à religião. Seu território já foi ocupado e colonizado por árabes, portugueses, ingleses e alemães.

Os últimos colonizadores foram os alemães e os ingleses, ao passo que a Alemanha conquista Tanganica em 1884, e em 1890 a ilha de Zanzibar passa a ser protetorado britânico. Por fim, após a I Guerra Mundial, o território fica sob total controle do Reino Unido.

Uganda:

Tendo por capital a cidade de Campala, a República de Uganda localiza-se na região montanhosa dos Grandes Lagos africanos. Em virtude disso, há um favorecimento à geração de energia hidrelétrica e à agricultura, que é a base da economia do país. A maioria da população é cristã, expressando 88,9%¹ da opção religiosa dos ugandenses.

A maior parte do território é coberta por savanas, e nas florestas existem comunidades de pigmeus. Desde o século X populações já ocupavam a região da atual Uganda. A partir do ano de 1890 a região torna-se protetorado do Reino Unido. Durante a I Guerra Mundial, ocorrem várias disputas territoriais entre Ingleses e alemães.

Mauritânia:

Localizada no noroeste da África, A República Islâmica da Mauritânia, com capital em Nuakchott possui a extração de minérios de ferro e a pesca como principais atividades econômicas. No tocante à religião, 99,1% da população é adepta ao Islamismo.

Desde os primórdios a Mauritânia é habitada por tribos de agricultores sedentários e povos de língua berbere, em geral nômades. Diversos povos europeus, a exemplo dos portugueses, dos holandeses, dos ingleses e dos franceses, instalaram-se na região costeira a partir do século XV. Contudo em 1903, a Mauritânia torna-se protetorado francês.

Mali:

A República de Mali possui o norte do seu território localizado no deserto do Saara, e sua região centro-sul nas terras férteis banhadas pelo rio Níger. Sua capital é a cidade denominada Bamaco. Sua religião é majoritariamente islâmica. A agropecuária constitui-se como setor mais representativo da economia e o seu IDH, índice de desenvolvimento humano, é o quinto mais baixo do mundo.

No decorrer do século XIII, desenvolveu-se na região, o Império Mali, um dos centros de difusão da cultura islâmica na África.Somente em pleno século XIX, no ano de 1898 se torna colônia da França, passando a ser conhecido como Sudão Francês, em 1920.

Níger:

Possuindo dois terços de sua área ocupados pelo deserto do Saara, a República do Níger, capital em Niamei, encontra-se localizada no centro-oeste da África. O país possui raras terras cultiváveis, e a exploração de urânio constitui a base da economia, contudo o país e assolado de misérias e se encaixa como o quarto pior índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo.

Existem registros habitacionais no Níger que remontam ao período neolítico. Desde os primórdios a região já foi ocupada e controlada por diversos reinos e impérios.Nesse sentido, a França ocupa a região em 1897, e o Níger se torna colônia Francesa em 1922.

Cabo Verde:

Um Arquipélago formado por dez ilhas de origem vulcânica constituem a República de Cabo Verde. Situado na zona equatorial do oceano atlântico, na África, o país possui uma agricultura fraca, em virtude da terra árida e das secas duradouras. A capital do país é a Cidade de Praia A maioria da população cabo-verdiana é católica, 92,4%, e o idioma oficial é o português.

A região era desabitada até o século XV, quando é descoberta por Portugal em 1462 e torna-se colônia do mesmo por muito tempo, até o século XX.

Senegal:

A República do Senegal, capital em Dacar, localiza-se na costa oeste da África. A região é coberta por savana e banhada por três grandes rios: Senegal, Gâmbia e Casamance. A região possui uma fauna riquíssima, o que aumenta o turismo no país. A grande maioria da população é adepta ao islamismo, 87,2%, e a língua oficial é o francês.

A partir do século XI a região é ocupada por comerciantes árabes, que são os responsáveis por levaram a religião islâmica para o local. A região foi palco, durante esse período, de dois grandes impérios africanos, o Mandingo e o Ulof. No século XVIII, o território torna-se colônia Francesa. Em 1893 ocorre a rendição do último sultanato negro, consolidando a hegemonia da França.

[1] Todos os dados citados são referentes ao censo realizado no ano de 2007.

Referências Bibliográficas

AQUINO, Rubim Santos Leal de. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 2007.

VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 2006.

http://www.indexmundi.com/pt/libia

http://www.suapesquisa.com/egito/

http://www.suapesquisa.com/paises/egito/

http://www.discoverybrasil.com/egito/brasil_dc_egito_home/index.shtm

http://www.algosobre.com.br/historia/historia-do-egito.htm

http://www.brasilescola.com/geografia/argelia.htm

http://www.indexmundi.com/pt/argelia/

http://www2.mre.gov.br/deaf/daf_3/argelia1.htm

http://marrocos.wordpress.com/

http://www2.mre.gov.br/deaf/daf_1/marrocos2.htm

http://www.suapesquisa.com/paises/marrocos/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/africa/tunisia.shtml

http://www.indexmundi.com/pt/tunisia/

http://www.girafamania.com.br/africano/tunisia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário