quinta-feira, 4 de março de 2010

O Setentrional Africano

O Norte da África é demarcado pela região situada ao norte do Saara africano. Faz- se notório, na referida região, o predomínio da população árabe. Isso se deve, primordialmente, ao processo de expansão árabe islâmica, que ocorreu no decorrer do século VII.

Cumpre destacar que 80% da população norte-africana, devido a sua história de colonização, é caucasiana. Em vista disso, muitos denominam a região de :África branca. Entretanto é comprovado que, originalmente, grande parte da África do Norte era habitada por africanos de raça negra, mas em virtude da desertificação do Saara, a maior parte do contingente negro migrou para o sul, através da costa oriental e ocidental.

Em consequência da estreita ligação com o Oriente Médio; a cultura, a religião e a fala dos norte-africanos remontam caracteristicas adquiridas ao longo desse contato contínuo. Nesse sentido, as línguas predominantes são o árabe e as línguas berberes. Quanto á religião, essa é, marjoritariamente, muçulmana.

No âmbito dos aspectos sociais e econômicos, os países do Norte da África são detentores dos melhores IDHs, se comparado aos outros países africanos. A economia é baseada praticamente na agricultura e na produção petrolífera.Nesse contexto, as condições são um pouco melhores do que as do sul do Saara. Haja visto, que as economias são mais resistentes e estáveis, ademais o comércio e o turismo são relativamente altos.

No tocante aos processos de colonização e ocupação da África do Norte, pode-se acentuar, a priori, o já citado processo de expansão do islão. Posteriormente, precisamente nos fins da Idade Média, torna-se perceptível o controle do Império Otomano sobre quase toda a região. Por fim, durante as últimas décadas do século XIX, o Norte da África encontrou-se sob o domínio do Império colonial francês, do Império britânico, da Espanha e da Itália.

Referências Bibliográficas

AQUINO, Rubim Santos Leal de. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 2007.

SARAIVA, José Flávio Sombra. História das Relações Internacionais: da sociedade internacional do século XIX à era da globalização. São Paulo: Saraiva, 2008.

VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 2006.




Nenhum comentário:

Postar um comentário