sábado, 17 de abril de 2010

O soldado africano


Durante os conflitos beligerantes do século XX, durante as guerras mundiais, o africano foi usado como soldado durante as contendas imperialistas na África, em decorrência da Conferência de Berlim.

Foram formados verdadeiros exércitos de forças coloniais em prol dos interesses europeus. Principalmente na África Oriental, os Askari, denominação utilizada para caracterizar os soldados africanos, compunham as forças colônias italianas, britânicas, belgas, portuguesas e, principalmente, alemãs. Eles tiveram uma importância fundamental na conquista dos novos territórios coloniais, bem como salvaguardaram a segurança interna das colônias.

A Alemanha teve uma participação marcante na formação dessas tropas. Schutztruppe era o exército colonial alemão. Durante as animosidades bélicas que deram, essas tropas coloniais foram alocadas em pontos estratégicos do território colonial alemão com o objetivo de impedir que invasões externas.

Apesar da pequena força que representavam diante da capacidade bélica das potências européias, a presença dessas tropas nativas reforçou a presença dos colonos. A mais importante concentração militar foi durante a Campanha da África Oriental, principalmente nos territórios da Tanzânia.

Até o início da Primeira Guerra, as unidades do Schutztruppe serviram como base de treinamento dos soldados nativos pelos oficiais alemães. Durante a Campanha da África Oriental, os oficiais alemães, juntamente com os Askari, comandados por Paul Emil Von Lettow Vorbeck, resistiram às pressões das forças coloniais britânicas, portuguesas e belgas, até o final da Primeira Guerra, em 1918.

Os Askari italianos engajaram-se nas forças de infantaria, cavalaria e algumas artilharias leves. Lutaram na África Oriental, durante as grandes guerras mundiais, principalmente nos territórios da Eritréia, da Somália e da Etiópia.

Nos domínios espanhóis, os Askari agiram no Nordeste Africano em forças marinhas, na parte marroquina de domínio espanhol, em 1913, bem como em forças terrestres no Saara.

É importante lembrar que esses soldados foram recrutados por imposições imperialistas. Após as Guerras, os parcos sobreviventes das tropas nativas não receberam nenhuma ajuda de caráter trabalhista pelos serviços prestados durante os conflitos.

No link abaixo, você pode ter acesso às imagens dos Askari e das tropas Schutztruppe.

http://www.youtube.com/watch?v=XQVDCiWOLdk&feature=related

Fonte:

http://www.warfactory.co.uk/info/coltermsgerman.php

http://www.uniformology.com/page74/page3/page8/page8.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário