sábado, 17 de abril de 2010

O mandante europeu na África


Os conflitos coloniais durante a Primeira Guerra Mundial marcaram a história da África, em especial a história do Norte Africano. A Alemanha exerceu grande influência com suas tropas lideradas por oficiais europeus.

Paul Emil Von Lettow- Vorbeck era um dos mandantes europeus na África. Ele liderou a única campanha colonial em que a Alemanha venceu. Ele já havia exercido atividades militares durantes a guerra dos Boxers na China e posteriormente foi encarregado de liderar os Askari na Campanha da África Oriental, comandando o Schutztruppe.

Paul era ousado. Durante o início da Primeira Guerra, fez ataques contra os britânicos, ignorando os comandos de superiores. Sua tropa foi composta de 3.000 alemães e 11.000 Askari. Era um mestre da guerrilha. Ele usou táticas de guerrilha, fez anéis de ataque em volta das forças aliadas, com o objetivo de destruir suas fortalezas. Tinha o objetivo de causar o maior número de perdas do inimigo e o menor número de perdas na sua tropa. As estimativas de sua campanha corresponderam a 16 mortes do inimigo a cada morte de sua tropa.

Contudo, apesar das sucessivas vitórias sobre os aliados no Quênia, Congo e Moçambique, ele se viu obrigado a render-se aos britânicos, depois da notícia sobre o armistício de Compiegne, no fim da Primeira Guerra Mundial, mesmo estando invicto, perdeu a guerra, mas ganhou todas as batalhas.

Ao final do conflito, voltou à Alemanha como herói e foi elevado ao cargo de general e, posteriormente, permaneceu no cargo de deputado da oposição nazista, na Alemanha. Paul morreu em 1964, aos 94 anos.

No link abaixo, você pode ter acesso às imagens da cerimônia de enterro de Paul.

http://www.youtube.com/watch?v=JXXT4PO7v_c&feature=related

Fonte:

http://guerras.forumup.com/post-6334-guerras.html

http://www.firstworldwar.com/bio/lettowvorbeck.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário