![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8mgfe-b_XdL74BRghzfFrAd48NBy5CIG60oiUBzHioGr1RalNGQsLA3GCokoni0W4whdbxoVEZlt-okGhGQKblLcoAmgV_F7P40_-qYGyDDopfFV1vbRk-aNk8HoKe7c-LA_blK1kL6c/s320/180px-saad_zaghlul.jpg)
Desde a criação do canal de Suez, concluída em 1862, a influência européia tornou-se marcante na história do Egito. Em 1882, as forças britânicas ocupam o Egito, transformando-o em um protetorado.
Em 1906, houve um conflito entre soldados britânicos e egípcios em uma aldeia de Dinshaway. Inúmeras punições foram aplicadas aos moradores de Dinshaway, o que causou um sentimento de revolta contra os britânicos. Surgiu do incidente de Dinshaway, um movimento nacionalista que propunha independência, levando-os a aderir a uma posição contra a ocupação britânica no País.
Foram fundados os primeiros partidos políticos no Egito, o movimento nacionalista foi liderado por Saad Zaghlul (imagem ao lado), depois da Primeira Guerra Mundial. Porém, os britânicos exilaram Saad em Malta, em 1919, gerando muita insatisfação popular. Eclode a primeira revolta contra a ocupação britânica. Os levantes de nível nacional, obrigaram o Reino Unido a proclamar a independência, em 22 de fevereiro de 1922.
O Egito adota a monarquia, sob o reinado de Faud I. Em 1923, cria-se a constituição baseada num sistema parlamentarista representativo. Saad é eleito pelo voto popular para ocupar o cargo de primeiro ministro. A presença militar dos britânicos se estende até 1936, quando essa fica restrita ao canal de Suez. Esse acordo anglo-egípcio também garantia benefícios aos egípcios que ganhavam apoio britânico no tocante à segurança nacional.
Referências Bibliográficas
ABRL, Almanaque, 2009.
http://www.grandorientarabe.org/index.php?p=1_7_Iran-Turquie-Egypte
http://www.portaldointercambio.com.br/eventos/independencia-do-egito
http://cafehistoria.ning.com/photo/1980410:Photo:25368?context=user
Nenhum comentário:
Postar um comentário